O GLÚTEN MUDOU A MINHA VIDA

Há algum tempo eu sentia um desconforto diário relacionado ao estômago/intestino. Pra falar a verdade eu nem sabia bem onde era, sei que sentia dor, enjoo, dilatação, etc. Fiz todos os exames e descobri intolerância a lactose, além de uma suspeita de doença celíaca, mas que poderia ser interpretada como metaplasia duodenal (que por sinal pode ser confundida quando da biópsia). Disse a minha médica na época: “não quero te dar um diagnóstico errado pra vida toda, vamos esperar”. Confesso que fiquei extremamente feliz, e com a retirada da lactose da alimentação meus sintomas diminuíram bastante. Então eu nem me preocupei e acabei nem fazendo os re-exames na hora certa.

Acontece que mesmo sem a lactose, ou quase sem (sempre tomando a enzima antes de comer), gradativamente fui sentindo tudo de novo e cada vez pior. Além disso, o meu nível de vitamina, especialmente da B12 diminui muito, o que acabou acarretando em uma espécie de anemia (futuramente falarei mais sobre isso). Foi aí que eu resolvi voltar a minha querida médica, que mais do que imediatamente fez a requisição de todos os exames novamente e, sim, dessa vez o resultado deu positivo pra doença celíaca. Como a minha médica é de outra cidade, a notícia foi me dada por telefone, pois ela já queria tirar todo o glúten da minha dieta, mesmo antes de me ver pessoalmente. Na hora eu chorei, quando cheguei no trabalho, eu chorei, mas passou, quando cheguei em casa eu já estava extremamente conformada e só agradecia por ser apenas doença celíaca, por não ser nada de mais, por ser algo que eu sabia que conseguiria conviver, mesmo com as dificuldades.

Foi por isso que, alguns meses após o diagnóstico que eu resolvi iniciar este blog, pra mostrar que nós, celíacos, podemos viver normalmente, felizes e saudáveis, mesmo com todas as nossas restrições. Porque, afinal, quando a caminhada não tem obstáculos é porque não se está no caminho certo.

Parafraseando uma querida colega, do blog Sem Glúten, Por Favor!, nós recebemos a missão de levar o conhecimento sobre essa doença a todos que estão ao nosso redor. Então vamos fazer isso, gente, que comecem os jogos!

“That’s just the way it is, things will never be the same, that’s just the way it is”…

(Changes – Tupac)

13 comentários sobre “O GLÚTEN MUDOU A MINHA VIDA

  1. REJANE MENEGASSO disse:

    oi….descobri semana passada que sou alérgica a glútem e lactose estou muito chateada pois esta sendo muito dificil…..anda me sentindo sem energia e vontade de fazer os alimentos ao qual devo me acostumar a ingerir ….mas bola pra frente …obrigada.

    Curtir

    • Luiza Castilho disse:

      Olá Rejane,
      Não deixe que essas coisas abalem a tua alegria e vontade de viver. Pense que isso tudo é tão pequeno comparado ao que você tem de bom! O começo é sempre difícil, não posso negar, mas conforme for caminhando você vai ver que será natural e não vai mais te incomodar. Eu descobri faz 2 meses e já estou me sentindo muito melhor com a nova dieta. Se quiser tirar alguma duvida ou só conversar, me mande um email (na barra contatos aqui do blog), ficarei muito feliz em poder te ajudar! Beijo e melhoras

      Curtir

Deixe seu comentário

