INSPIRE-SE | Emanuela

INSPIRE-SE

EmanuelaOii pessoal, eu sou a Emanuela Vodonós, tenho 20 anos e estou aqui para contar pra vocês um pouco da minha história com a intolerância a lactose. No início do ano de 2012 eu comecei a perceber algumas alterações no meu corpo, como desconforto e distensão abdominal, excesso de gases, algumas vezes náuseas e diarreia, de inicio não levei tão a sério, pois achava que poderia ser algum tipo de intoxicação alimentar, mas esses sintomas foram se tornando cada vez mais frequente e mais intensos, fui e procurei ajuda médica. Foi então que fui encaminhada para realizar alguns exames, dentre eles o teste de intolerância à lactose. Ao retornar no médico com os exames em mãos, recebi a notícia que eu era intolerante. De coração, foi um dos dias mais tristes da minha vida, hahaha, pensei de cara: adeus chocolate, lasanha, pizza, queijo, tudo de gostoso que existia!! Minha médica foi um amor, recomendou vários alimentos sem lactose,e me consolou, dizendo que logo eu me acostumaria com minha nova vida.

Bom, como todo começo, nada foi fácil, a falta de chocolate começou a me deixar ansiosa, sonhava com pizza, sentia vontade de comer apenas coisas com muito leite, coisas bizarras, hahaha, e também tinha minha família, que precisou se adaptar a minha realidade, tendo que prestar atenção na hora do preparo das refeições e na compra de produtos, porém, tudo tem solução, a primeira foi substituir os ingredientes, um exemplo é que comecei a fazer pizza sem queijo (sim, com o tempo você começa achar ela tão deliciosa quanto a com queijo),e experimentar os produtos sem lactose, e selecionar o que eu mais gostava!

Descobri produtos deliciosos, como o chocolate sem lactose da Cacau Show, leite sem lactose, brownie da Good Soy, e outros diversos, mas, alguns que me deixaram frustrada, como o leite condensado de soja, que é tudo menos um leite condensado, e alguns chocolates que tinham gosto de parafina, hahaha.

Desde que descobri a intolerância pesquiso muito sobre o tema, e, procuro conversar com pessoas que também possuem esse problema, e em uma dessas conversas, uma amiga me apresentou a enzima, fiquei muito feliz, e logo comprei uma enzima fabricada no Brasil e que contém 10.000 FC (O tema muito bem explicado aqui). Essa enzima ajudou muito, principalmente quando tinha que fazer refeições fora de casa.

As pessoas sempre perguntavam como eu conseguia ficar sem comer tantas coisas, que deveria ser muito chato ter esse problema, e, hoje eu respondo que é tranquilo, você consegue ter uma alimentação normal e gostosa da mesma forma, e que com o passar do tempo, muitas marcas tem investido nos produtos sem lactose, e, o que torna nossa vida muito mais feliz, encontramos iogurtes, leite condensado (dos bons, viu?!!), creme de leite fresco, mistura para bolo, queijo, requeijão e vários outras delícias!

Os preferidos da Manu!

Sinto um carinho muito grande quando as pessoas me dão de presentes produtos sem lactose, ou, vou a casa de alguém e elas fazem um prato especial pra mim! É muito legal ver essa preocupação das pessoas! Hoje em dia estou super adaptada, meus melhores amigos são os produtos sem lactose e as enzimas, hahaha, e vejo que minha alimentação melhorou depois da intolerância (há males que vem pra bem, não?). Espero que tenham gostado do meu relato, um beijo Emanuela.

“Camarada, viva a vida mais leve
Não deixe que ela escorregue
Que te cause mais dor

Caixa d’água guarda a água do dia
Não cabe tua alegria
Não basta pro teu calor

Viva a tua maneira
Não perca a estribeira
Saiba do teu valor
E amanheça brilhando mais forte
Que a estrela do norte
Que a noite entregou”

(Camarada d’Agua – O Teatro Mágico)

 ✽ Você possui alguma restrição alimentar ou mudou a alimentação por qualquer outro motivo, e acha que a sua história merece ser compartilhada? É só clicar na barra contato aqui no blog e me contar tudo.  Você poderá servir de inspiração para alguém!

Deixe seu comentário

