MINHAS EXPERIÊNCIAS COM ENDOSCOPIA/COLONOSCOPIA

Há alguns anos eu nem chegava perto de agulhas. Exame de sangue pra mim? Pffff nem pensar. Mas depois de ter que passar por tanta coisa devido à doença celíaca, agora já estou tranquila (não muito favorável, mas tranquila kkk)

Para quem ainda não sabe, eu sou de uma cidade do interior de Santa Catarina, que faz divisa com uma cidade do interior do Paraná, mas isso só é relevante quando eu contar que a minha médica é de Curitiba, que, por sinal, é bem perto de onde moro. Só consulto e realizo os exames com essa médica, por diversos motivos, mas o principal é que eu deposito toda a minha confiança nela e o retorno é totalmente positivo. Por essas e outras que minha dica para quem está com medo de passar pelos exames é: Escolha um médico que você confie, faz toda diferença.

Um dos exames que fiz para obter o diagnóstico da doença celíaca foi a endoscopia digestiva. É uma etapa relativamente simples, só que a medrosa aqui não conseguiu nem dormir antes da primeira vez. Isto porque eu tinha certeza absoluta que eu ia acordar da anestesia durante o exame e me afogar com o endoscópio enfiado na minha garganta. Sim, eu imaginava isso.

Mas tá, fui fazer.

Ao agendar a data para a endoscopia, eu já recebi a orientação de não me alimentar a partir das 20h do dia anterior, o que não foi difícil, porque normalmente janto antes desse horário.

No dia, cheguei ao hospital e fui chamada pra salinha (chorando por dentro). Lá veio o anestesista, colocou a agulha no meu braço e eu pensei: “Ihhh, já não deu certo. To sentindo tudo ainda. Vou falar pra essa médica que tá tudo errrrZzZzZz”.

 

Depois, acordei sendo levada para uma salinha de recuperação, na qual fiz amizades pra vida inteira e não lembro de uma palavra que troquei com as pessoas. É a coisa mais sossegada do mundo e a sensação da anestesia é demais (me julguem) hahahahaha.

Por conta da biópsia, eu senti uma dorzinha chata assim, mas super insignificante. Depois disso, fui até alegre das outras vezes que tive que fazer e, de novo, fiz outras mega amizades.

Com a colonoscopia eu só tive uma experiência e não pretendo ter outras. Não se assustem, vou explicar o motivo.

O real problema não é o exame em si, mas o preparo para a sua realização.

Bom, eu passei alguns dias fazendo uma dieta zero frutas/verduras/legumes, o que já é ruim pra caramba. Além disso, tomei laxante durante esses dias e no dia do exame, uma mistura (2L) de soro + água + limão.

Acontece que, na manhã do exame, quando estava quase acabando de beber a mistura, meu corpo não aguentou mais e acabei vomitando quase tudo. Então, veio o desespero, eu só pensava que tudo aquilo que eu passei durante esses dias seriam em vão.

Mas por sorte, o pouco que ficou fez o efeito necessário e consegui fazer o exame com a biópsia.

A anestesia para a colonoscopia me pareceu ter duração mais longa que da endoscopia. Eu dormi aproximadamente uma hora depois do término do exame.

Durante todo o dia depois do exame, me senti bem, apenas com uma cólica, mas nada insuportável. Tive um probleminha a noite, porque a dor da cólica aumentou e acabei tendo febre, mas entrei em contato com a médica e tudo foi resolvido.

Ah, apesar de eu ter falado quase só coisas ruins sobre a colono, uma vantagem eu encontrei: emagreci uns 2Kg em três dias hahahahahhaha

Posso dizer que passa muito rápido e vale a pena se submeter à esses exames, pois é com eles que você vai poder investigar mais profundamente a sua saúde.

Qualquer duvida técnica com relação à isso, converse com um médico. Aqui eu apenas contei a minha experiência, certo?!

 

Deixe seu comentário

