RELAÇÃO ENTRE O GLÚTEN E A ODONTOLOGIA

Odontologia (2)

Além de ser a porta do sistema digestivo, a boca pode ser alvo de algumas manifestações da doença celíaca. Dentre os transtornos mais frequentes estão o bruxismo, manchas, fluorose dental, herpes e aftas.

É essencial que os profissionais da odontologia passem a se aprofundar cada vez mais no assunto, uma vez que eles possuem um papel muito importante para o diagnóstico e também para o tratamento das lesões eventualmente apresentadas na boca.

 Por conta da falta de conhecimento específico, poucos dentistas estão preparados para identificar e/ou tratar os referidos problemas.

Sem contar o fato de que muitos dos produtos de higiene bucal usados tanto em casa como nos consultórios podem possuir glúten em sua composição, e aí já sabe né?! Nessa lista se encontram os cremes dentais, flúor, anestésicos, luvas de odontologia, fio dental.

Assim, como celíacos, devemos explicar todos os detalhes sobre a doença, incluindo, principalmente os cuidados imprescindíveis à esses profissionais, para que possamos obter um tratamento efetivo dos dentes que não cause problemas ao intestino.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s