SER ALGUÉM NA VIDA DE ALGUÉM

empatia

Empatia. Um termo cada vez mais falado, mas que permanece pouco vivido.

Segundo o Aurélio, a palavra empatia significa “forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa”. Seus sinônimos podem ser: identificação, compreensão, afinidade, sintonia. Ou seja, a empatia corresponde a capacidade psicológica de determinada pessoa se colocar no lugar de outra, sentindo o que esta sentiria naquelas circunstâncias.

Pesquisar e entender o significado da expressão é muito simples. Mas realmente colocar em prática não é tanto assim. E, sim, eu só percebi isso recentemente.

Sempre fui gostei muito de participar de projetos sociais, de arrecadar roupas, alimentos, brinquedos e levar em asilos, orfanatos, cadeias, etc. Só que um acontecimento atual fez com que eu olhasse pra tudo aquilo que eu considerava que fazia de bom e visse que, no fundo, não era NADA.

Tem tanta gente, mais perto do que imaginamos, precisando de nós.

Sabe aquela pessoa que você sempre achou que estaria ali pra todos os momentos e, justamente quando você mais precisa, ela nem se preocupa? Ou então aquela que finge que se preocupa e fala que está “aqui pra qualquer coisa”, mas na verdade não está? Não seja essa pessoa. Não dê desculpas.

Nós não precisamos estar “carentes” para sentir falta de um abraço. Isso faz parte da nossa natureza. Nós deveríamos nos relacionar, com bons sentimentos mútuos, sempre.

Abraçar, sentir, se preocupar, orar, auxiliar financeiramente, dar carona, levar ao médico, ficar mais de 15 minutos em um velório (se você não gosta de estar lá, imagina a pessoa que perdeu alguém muito querido?), ajudar em tantos outros aspectos, de maneira útil.

Você encontra tempo pra tantas coisas menos importantes. Fazer alguém sentir a tua presença, ver que você realmente está ali por ela, tentando se colocar seu lugar. Isso muda a vida de qualquer um.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s