COMO SOLICITAR ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PARA VIAGEM DE AVIÃO?

Avião

Como é fazer uma refeição sem glúten, no avião, em uma viagem longa? Simples.

A resposta é realmente fácil, para conseguir se alimentar dentro do avião sem preocupações é preciso planejamento.

Como tudo na vida, não dá para esperar que as coisas aconteçam ficando inerte, ou melhor, dentro do contexto, que aquela marmitinha GF caia no seu colo enquanto vai para Europa se você sequer pediu por ela.

GFML

Minha experiência na minha última viagem, com a Alitalia, foi sensacional. Na ida, a refeição veio bem completa, tanto no jantar quanto no café da manhã.

Listei 7 dicas para que você consiga fazer sua refeição especial durante suas viagens de avião.

1. Escolha uma companhia aérea que ofereça o tipo de alimentação que você deseja

Hoje, é difícil alguma empresa que ainda não esteja conscientizada sobre alergias e intolerâncias alimentares. Portanto, essa etapa não será das mais difíceis, provavelmente no site haverá alguma seção que tratará destas questões.

2. Certifique-se que a refeição oferecida é livre de contaminação cruzada

A gama de opções ofertadas é grande, tem companhias que servem alimentação especial para todos os gostos, desde aquelas baseadas em princípios religiosos, até as veganas. E, como o serviço é terceirizado, é legal fazer contato anterior para garantir que não ocorra qualquer contaminação. Se, por acaso, não houver essa garantia, escolha outra empresa ou pule para opções 6 e 7.

3. Faça a reserva

Independentemente de qual será a forma de compra da passagem, você deve ligar para a companhia aérea para fazer o requerimento da alimentação especial. Digo isso, porque, mesmo que exista a alternativa de fazer a solicitação pela internet, por exemplo, é interessante fazer a confirmação pelo telefone e anotar o número do protocolo, é claro.

4. Confirme

Pode parecer chato ter que pensar em ouvir, novamente, aquelas musiquinhas enquanto espera para ser atendido por alguém da empresa. Mas, uns dias antes, pegue seu tempinho livre e confirme, de novo, se está tudo ok com a sua solicitação.

5. Se o voo for alterado, confirme (mais uma vez)

Caso qualquer circunstância seja alterada em seu voo, ligue outra vez para a companhia com o intuito de confirmar o requerimento. Por experiência própria, você deve solicitar a alimentação toda vez que acontecer alguma mudança em suas passagens.

No início do ano, na volta da viagem, minha conexão seria no Rio de Janeiro e, por um motivo desconhecido, foi trocada para São Paulo. Com essa realocação, perdi minha solicitação de alimentação especial, aí pelo curto espaço de tempo, não consegui fazer novo pedido. Porém, tive a sorte de conhecer funcionários excelentes da Alitalia, que fizeram de tudo para que eu me sentisse confortável e pudesse comer algo que fosse livre de contaminação cruzada durante o voo. No fim das contas, acabei ficando com a salada e as castanhas que seriam ofertada aos passageiros da 1ª classe e, apesar de não ser uma refeição completa, compensou em vista da preocupação e do profissionalismo dos comissários.

6. Leve algo na bagagem de mão

Nem todo tipo de alimento é permitido dentro do avião, mas você pode levar uns snacks para, no caso de imprevisto, dar uma beliscadinha. Castanhas, barrinhas de cereal, chocolates, biscoitos salgados, frutas secas em pacotes lacrados, são apenas algumas das opções que você pode carregar na bolsa nesses momentos. Lembrando que, em voos curtos, geralmente não existe a possibilidade de requerer a refeição específica.

7. Não coma

Essa dica, que aprendi com uma amiga, parece um pouco pesada, mas pode ser uma opção. Qualquer que seja a alimentação oferecida, ela provavelmente não é das mais saudáveis e pode não te fazer bem em outros aspectos que não sejam, somente, os relacionados à doença celíaca e as crises no seu intestino.

Por isso, fazer uma boa refeição antes de embarcar e utilizar o tempo da viagem para outros tipos de lazer, como dormir e assistir séries e filmes, também é muito válido. Afinal, quando chegar ao destino, você pode encontrar vários restaurantes que façam valer a pena o tempo de jejum.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s